Ilha de Inhaca

 

Inhaca é uma ilha situada na entrada da baía de Maputo, no sul de Moçambique, com as coordenadas geográficas de 26ºS de latitude e 33ºE de longitude. Tem uma área de 42 km² está situada a 32 km a leste da cidade de Maputo.

 

Apesar de pequena, esta ilha tem uma grande importância turística, uma vez que possui uma grande diversidade biológica, com cerca de 12 000 espécies registadas, incluindo cerca de 150 espécies de corais, mais de 300 espécies de aves e quatro espécies de tartarugas, que ali nidificam. Toda a zona costeira, uma duna consolidada com vegetação natural, é protegida como reserva integral, assim como a próxima ilha dos Portugueses (antes conhecida como Ilha dos Elefantes), sob a responsabilidade da Estação de Biologia Marítima, um órgão da Universidade Eduardo Mondlane.

 

A zona é habitat, durante todo o ano, de várias espécies como o golfinho pintado (Stenella attenuata), o golfinho corcunda do Indo-Pacífico (Sousa chinensis), o golfinho-roaz (Tursiops truncatus), o golfinho girador (Stenella longirostri) e o golfinho comum (Delphinus delphis).
Não tem o património arquitectónico e a importância histórica da Ilha de Moçambique, nem a notoriedade turística do Arquipélago de Bazaruto, nem aura de paraíso mais ou menos remoto como o que se colou à pele das ilhas Quirimbas. Mas a ilha da Inhaca é, com os seus 40 quilómetros quadrados, riquíssima em património natural e deixa a léguas de distância algumas das suas congéneres moçambicanas no que concerne às dimensões cultural e social. A ilha pode ser visitada através de um ferry que parte do Porto de Pesca, Maputo às 8:00 e retorna às 15:00 todos os sábados e domingos.

 

Economia

A população de 2000 pessoas vivem na base da pesca e da agricultura. Na maré baixa, as mulheres colhem caranguejos, ostras e peixes de águas rasas ocidentais. Na maré alta, barcos de pesca saem da ilha para mais profundo pesca marítima. A ilha é um destino popular do inverno de turistas sul-Africano.

 

Onde ficar

Pestana Inhaca Lodge é o pricinpal destino dos viajantes

 

Quando ir

Localizada numa zona de transição entre o clima tropical e o clima temperado quente, a Inhaca tem duas estações: a estação quente e húmida, que decorre entre Outubro e Abril, e a estação fria e seca, entre os meses de Maio e Setembro. A temperatura média anual ronda os 23 graus centígrados e o melhor período para viajar resulta de uma combinação das duas estações, entre os meses de Março/Abril e Julho.

 

Day Trip - Ilha de Inhaca

Saída:

♦ Sábados e domingos às 07:30;
♦ Retorno: +/- 17:00h;

 

Inclui:

♦ Transfere HTL - Marina - Hotel;
♦ Barco: Maputo - Inhaca – Maputo;

 

Exclusões:

♦ Comidas e bebidas nao descritas;
♦ Taxa de entrada na ilha de Inhaca;
♦ Outros;